top of page
NOSSO PROTÓTIPO NK319 FEITO AO LONGO DO ANO DE 2019 TEM VÁRIAS CARACTERÍSTICAS ÚNICAS. PARA CONHECE-LAS BASTA PASSAR O MOUSE POR CIMA DE CADA SUBSSISTEMA
a principal mudança no acumulador foi o acréscimo de mais um ramo de células em paralelo para que aumentássemos a energia e conseguíssemos completar o enduro, juntamente com o pacote aerodinâmico e a frenagem regenerativa. Passamos a ter 72 células no total e a configuração 24s3p, das mesmas células. O destaque no projeto foi a diminuição do volume da estrutura em comparação ao ano anterior, com o aumento da quantidade de células. Em 2019 não foi usado um sistema refrigerativo, já que foi comprovado em testes que este não era necessário.
ACUMULADOR
ACUMULADOR
BATERIAS
No sistema de Baterias houve a mudança do acumulador de 24s2p para 24s3p (2 ramos paralelos para 3 ramos paralelos). Aumentando a energia total em 50%. Com isso o bms teve que se adaptar para ler mais celulas (aumento de 2 slaves). O BMS tambem teve implementado a tela de monitoramento, o que facilita a visualização dos dados de cada célula, dados que antes precisava de um computador para ve-los. Detalhes de montagem de stacks tambem foram alterados com a mudança do acumulador, visto que o material de encapsulamento dos stacks foram alterados de aluminio para petg
BATERIAS
Devido a necessidade de um sistema robusto de datalogger para análise comportamental do nosso projeto, a aquisição de dados foi criada em 2019. O subsistema também ficou responsável pelo sensoriamento de dados mecânicos,como aceleração, extensometria, temperatura de pneus e disco de freio, pressão nas linhas de freio e curso do amortecedor. Para alcançarmos nossos objetivo, 4 módulos de aquisição foram colocados nas extremidades do carro, para facilitar o cabeamento. Os módulos se comunicam pelo protocolo CAN com a datalogger, localizada abaixo do banco do piloto.
AQUISIÇÃO
AQUISIÇÃO
Principal mudança foi a substituição dos módulos de telemetria NRF para o Xbee, aumentando a eficiência e taxa de transmissão. A interface gráfica de visualização de dados em tempo real foi reformulada, podendo ser acessada de forma ilimitada em computadores, tablets e celulares. Além disso, conseguimos validar a distância do nosso sistema, que passou a ser suficiente pra prova de enduro, devido principalmente ao uso de duas antenas, com estudos de propagação e zona de fresnel
telemetria
telemetria
Em controle, nossa mudança para 2019 foi o investimento de tempo em pesquisas sobre Controle de Arrancada e Vetorização de Torque, além de garantir a estabilidade do sistema atual no que diz respeito a comunicação com outros módulos. Trabalhamos também na implementação da frenagem regenerativa e documentação do que o subsistema tinha produzido até então.
controle
controle
No ano de 2019, o subsistema de estruturas realizou avanços no projeto em relação ao ano anterior. Entre eles, se destacam o dimensionamento das juntas soldadas e parafusadas do protótipo, de acordo com as normas nacionais vigentes. Dessa forma, conseguimos garantir uma maior confiabilidade de nosso veículo, e embasar reduções futuras no diâmetro de alguns parafusos, e consequentemente da massa do veículo. Em relação ao chassi, a carroceria do NK319 apresenta maior robustez e rigidez torcional do que a sua antecessora, de modo a suportar e distribuir melhor as cargas impostas, e a permitir maior controle na distribuição de transferência lateral de carga. Além disso, seu processo de fabricação foi mais acurado, utilizando um gabarito tridimensional cortado a laser e aumentando a correspondência entre o chassi fabricado e o projetado.
estruturas
estruturas
Durante o ano de 2019 o subsistema de transmissão visou corrigir falhas estruturais e de fabricação , a fim de reduzir vibrações e o desgaste acentuado de componentes específicos, e reduzir a massa e inércia rotacional de seus componentes, seja pela otimização dos componentes, seja pela migração para o uso de juntas e eixos de projeto próprio. Em paralelo a isso, deu-se início ao estudo dos efeitos da fadiga em componentes mecânicos, visando alicerçar o desenvolvimento de uma metodologia de dimensionamento de peças mais precisa e condizente com as aplicações de nossos protótipos.
transmissão
transmissão
O desenvolvimento do projeto aerodinâmico do NK319 teve como objetivo desenvolver um pacote aerodinâmico que beneficiasse os objetivos internos da equipe em consonância com os feedbacks recebidos no design em 2018. No ano de 2019 a meta da equipe era de completar o enduro mesmo com uma limitação de baterias e motores, isso conflitava com a ideia fazer um pacote aerodinâmico focado em performance. Com base nisso, desenvolveu-se e fabricou-se além do bico que também foi feito em 2018, uma asa dianteira e uma cowl, com o intuito de diminuir o arrasto. Todo o projeto foi baseado no uso de CFD tanto para o desenvolvimento quanto para a prototipagem. Além disso, foram feitos testes em pista para avaliar de forma efetiva a eficiência desses componentes aerodinâmicos e sua influência nas provas dinâmicas.
aerodinâmica
aerodinâmica
bottom of page